DIY | Faça Você Mesma: Sousplat Revestido em Tecido

Quarta-feira é dia de faça você mesma e a proposta de hoje é super facinha, econômica e de deixar qualquer decoração de casamento linda de viver: sousplat revestido em tecido!


O sousplat, traduzido do francês como "prato de baixo", serve para demarcar o local de cada convidado e dar suporte para os pratos da refeição que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar. Sua principal função é cumprir uma das principais regras de etiqueta: nunca deixar a mesa vazia durante a troca de pratos (quando a entrada é substituído pelo prato principal, por exemplo). Além disso, o sousplat serve também para evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha, por isso a boa etiqueta recomenda que eles só sejam utilizados em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.

Acontece que hoje em dia, principalmente nos casamentos, os sousplats viraram objeto de desejo de muitas noivinhas porque além de exercer a função de apoio ele ajuda a compor a decoração das mesas dos convidados.

O problema é que o sousplat é um item que pesa bastante no orçamento. A depender do material e da quantidade de convidados ele pode aumentar seu budget em mais de R$ 700,00, isso levando em consideração um sousplat de rattan, que costuma custar cerca de R$ 3,50, para 200 convidados.

Materiais:
  • ♥ Papelão
  • ♥ Tecido
  • ♥ Tesoura para tecido
  • ♥ Cola

Dica 1: Se o tecido for transparente talvez você tenha que encapar o papelão com papel branco ou pintá-lo para não interferir na estampa ou cor do tecido.

Dica 2: Você não precisa fazer sousplats igualzinhos para todos convidados. Pode até alugar alguns, fazer com estampas diferentes, e mixar tudo na festa (umas mesas com os sousplats de rattan, por exemplo, outras com o que você fez).

Como fazer:

1. Use um molde redondo para desenhar no papelão. Pode até ser um prato mais largo do que o que será usado na festa. Os sousplats costumam medir cerca de 35 cm de diâmetro.


2. Depois de recortar o papelão use-o como molde e faça seu contorno no lado avesso do tecido. Deixe sobrar uns dois dedos.


3. Passe um pouco de cola no papelão e espalhe bem. Em seguida cole o tecido, tomando cuidado para não formar bolhas. Para o acabamento do fundo use um circulo menor de tecido ou de papel.


E aí gostaram? É tão facinho que se você convocar as madrinhas para te ajudarem terminam num final de semana. Vai ser pura diversão!

Separei também algumas fotos, para vocês terem uma ideia de como o sousplat ajuda a decorar a mesa dos convidados e como o resultado final fica bacana. Dependendo do estilo do seu casamento o sousplat pode dar um ar mais sofisticado à decoração:


Ah já ia me esquecendo de falar, o faça você mesma de hoje também serve para as casadinhas! Você pode utilizar os sousplats quando receber os amigos em casa para o almoço ou jantar, olha só como fica um charme:


Beijos e até a próxima!

8 comentários :

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou flor!!!

      Muito obrigada pela sua visita!
      Beijos,
      Ju

      Excluir
  2. Que máximo!!! Era tudo que eu procurava! Eu vou fazer com certezaaaaaaaaa
    Obrigadaaaaaaaaaaaaaa

    Bjussssssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. tudo muito lindo parabens

    ResponderExcluir
  4. Que máximo!!! Era tudo que eu procurava! Eu vou fazer pro meu casamento com certeza.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, você sabe por quanto saiu cada unidade do sousplat? Parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Amei a ideia!Genial!!!!!!
    Beijinhos!!

    http://tititietrelele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, também gostaria de saber por quanto saiu cada sousplat, e qual o tipo de tecido que você usou para fazê-lo! Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe aqui seu comentário :)

Posts + Recentes

Últimos Comentários