Som | O Que Contratar Para a Recepção do Casamento: Banda ou DJ?



A festa pode ser embalada por música ao vivo executada pela banda, ou mecânica tocada por um DJ. Quando o assunto é animação, a música é o primeiro item a ser considerado. Ela poderá ser o item decisivo para o seu casamento ser o maior sucesso ou o maior fracasso, e acredite quando digo que esta é uma decisão que tira o sono de muitos casais, ainda mais quando se considera o valor do investimento no orçamento total do casamento.

Além do orçamento da festa, para escolher entre um e outro é imprescindível que os noivos também levem em consideração fatores como o local do evento e o número de convidados. Imagina um restaurante pequeno com uma banda de 10 integrantes?! É preciso avaliar. Outro fator que influencia é o perfil dos noivos e o que eles esperam da festa, se querem que os convidados dancem até o raiar do dia ou um som ambiente para jogar conversa fora.

As vantagens e desvantagens de ambos os serviços se evidenciam quando colocamos no papel e pesamos os fatores acima. Contudo, é importante ter em mente que, apesar do orçamento apertado, não dá para economizar neste item, já que ele é parte muito importante para um casamento inesquecível.

Se a sua festa se realizará em local pequeno, com poucos convidados, ou se você tem um orçamento mais enxuto, o DJ pode ser uma excelente opção, tendo em vista que nos referimos a apenas uma pessoa e sua mesa de som. Um DJ experiente pode animar a festa com vários tipos de estilos musicais, interagir com o público e tocar as músicas mais pedidas, seja ela na versão original ou remixada.


A banda também não fica para trás. Apesar de apresentar investimento mais elevado, a banda é uma ótima opção para lugares e número de convidados maiores. Claro que isso não é regra, vai depender se o ambiente também comporta a formação. Nada impede que os noivos façam um mini wedding para 100 convidados e contratem uma banda para animar a festa. O importante é que o local escolhido comporte todos confortavelmente.

Vale lembrar que outro grande diferencial da banda é que, para quem realmente gosta, nada substitui a música ao vivo, e somente a banda conseguirá proporcionar isso. Uma banda com personalidade, sintonia e animada certamente será diversão garantida até o final do evento!

Para te ajudar, fizemos uma lista com algumas vantagens e desvantagens de contratar uma banda ou DJ para o entretenimento da sua recepção. Analise as possibilidades e veja qual se encaixa melhor na proposta do seu casamento e no seu bolso:

Porque contratar uma banda?
♥ A banda consegue controlar o ritmo da festa - um bom líder pode ser a chave do sucesso do seu evento. Ele saberá interpretar o desejo dos convidados e controlar o andamento da festa e das músicas;
♥ A banda poderá descontrair bastante fazendo brincadeiras com os convidados, coreografias, chamando os noivos ao palco...
♥ Mesmo os convidados que não dançam vão gostar de assistir à apresentação;
♥ Se preferir música eletrônica, muitos grupos especializados em casamento já possuem equipamentos que poderão substituir o uso de um DJ.

Desvantagens de se contratar uma banda:
♥ Dificilmente as músicas sairão iguais às originais, por melhor que a banda seja;
♥ O custo da banda normalmente é mais elevado que o DJ, porque os noivos arcarão com o custo do cachê dos músicos e instrumentos, além da estrutura de som e, algumas vezes, com o custo do deslocamento;
♥ A banda normalmente toca de 1 a 2 horas de festa, forçando muitas vezes os noivos a contratarem um DJ ou até mesmo outras atrações complementar as 4 horas de festa restantes;

Porque contratar um DJ?
♥ Os gastos para a contratação do DJ são menores. Contratar uma única pessoa que trará seus próprios equipamentos poderá trazer uma economia e tanto para o seu bolso e possibilitará que você invista também em outros itens do casamento;
♥ Os DJs possuem repertório mais vasto que o da banda, que normalmente se especializa em um único estilo musical;
♥ O DJ não requer muito espaço;
♥ O DJ tocará durante todo o casamento, sem intervalos.

Desvantagens de se contratar um DJ:
♥ Os DJs não criam uma atmosfera tão especial quanto as bandas. O impacto visual de um único DJ não é tão forte quanto o proporcionado por um grupo de músicos perfeitamente vestidos e integrados;
♥ Um DJ ruim é pior do que uma banda ruim. Muitos DJs gravam suas sessões musicais, que poderão estar ou não adequadas ao gosto musical do público, por isso é interessante que os noivos façam a playlist juntamente com o profissional para evitar desgostos futuros.

Outra opção que reúne um excelente custo-benefício e que tem sido uma crescente escolha dos noivos para tocar, tanto na recepção quanto na cerimônia do casamento, são as orquestras. As orquestras possuem um repertório bastante diversificado, agradando públicos de todas as idades, e normalmente tocam por 4 horas de festa, compensando as outras 2 com música mecânica.

Opções de DJ:
Sylo Canavarro
♥  Beto Karioca

Opções de Banda:
D'Breck
Patusco
Santa Clara
Dona Encrenca
Jack Soul 
Downtown Band
Dick e os Vigaristas
Jonny Bravo

Opções de Orquestra:
Orquestra Sonata
Orquestra Perfil
Orquestra Elegance
Orquestra Novo Tempo
Orquestra Veneza
Orquestra Universal

E você, já decidiu qual das três opções vai contratar? Tem alguma indicação bacana para fazer pra gente? Então deixe a sua opinião aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima!

3 comentários :

  1. Eu , particularmente, prefiro banda... ainda mais aquelas divertidas, que tocam de tudo e interagem com o pessoal.
    Mas eu fui jum casamento que o DJ arrazou, levantou a galera e fez a pista bombar. De orquestras eu não gosto mt, mas acho lindo :)

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  2. Ju, eu tinha uma dúvida enorme sobre banda, orquestra ou Dj. E o que eu levei em conta para escolher foi a seguinte questão: o tipo de música que eu gosto. E eu gosto bastante de música internacional, dos mais variados estilos... Quem poderia suprir um repertório como o meu? Apenas um Dj. Infelizmente, nenhuma banda teria um repertório tão vasto para incluir o estilo que eu curto. Mas claro, quis investir um pouco mais e não quis contratar qualquer Dj... EU e meu noivo escolhemos Canavarro e confesso que me sinto bem segura e confiante pq ele me passa uma alegria e energia muito boa. Nunca vi ninguém falando mal sobre o trabalho dele. Então, com a liderança dele, posso colocar axé, pagode, forró, internacionais, etc etc... Ah, meu casório é em dezembro. :)

    Bjos, Lu!

    ResponderExcluir
  3. Talita Albuquerque11/05/2013, 16:07

    Tenho uma amigo meu DJ q ele arrasa tipo monta o set list e tals, mas se sentir q os convidados querem outra coisa ele ta preparado kkkkkk
    Mas tb acho q nada substitui uma banda ou orquestra.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe aqui seu comentário :)

Posts + Recentes

Últimos Comentários