Decoração | Escolhendo as Cores da Decoração do Casamento


Vida de noiva não é fácil. Parece que é só colocar uma aliança dourada no anelar direito para um turbilhão de dúvidas começarem a pipocar na nossa cabeça: quando casar? onde casar? quem convidar? o que combina com o que? São inúmeros detalhes que ao final fazem muita diferença, principalmente quando falamos em termos de decoração.

Você gosta do tradicional verde e branco, mas viu um casamento lilás que achou lindo! E agora, qual escolher?


Não sou especialista no assunto, mas separei algumas dicas para te ajudar a compor as cores do seu casamento e a partir daí tomar todas as outras decisões que ajudarão a compor tanto a decoração quanto a  identidade visual do seu evento.

1. Considere a estação do ano

Cada estação tem sua cor mais marcante. No Brasil não temos estações do ano tão definidas quanto em outros países, mas o clima e a variação de temperatura influenciam diretamente no preço e beleza das flores, que por sua vez auxiliarão bastante na sua escolha.

Além disso, o casamento celebrado no verão pede cores mais vibrantes e alegres, como o laranja, amarelo, coral, azul royal e rosa.


Já o casamento celebrado no inverno, pede tons mais quentes, como marrom escuro, azul marinho, laranja queimado, etc. Para dar uma harmonizada e um ar mais alegre, você pode combinar essas cores com alguns toques de rosa escuro:


2. Considere o horário do casamento

Normalmente um casamento diurno pede cores mais vibrantes e alegres. Já os casamentos noturnos pedem tons mais fechados e cores sóbrias que, se combinadas com iluminação de velas, por exemplo, tornam o clima bastante acolhedor.

3. Considere o local do casamento

Quando for decidir a paleta de cores, preste atenção no local escolhido para o evento. Por exemplo, se o seu casamento será na praia, a escolha mais natural será o azul. Se você se casará em uma fazenda com uma decoração azul marinho e marrom, detalhes em verde limão não irão funcionar. Se o espaço da festa cederá cadeiras com o estofado na cor bege, escolher uma decoração na cor branca poderá fazer com que as cadeiras pareçam sujas.

4. Escolha uma cor predominante

Escolha uma cor que será predominante na decoração e depois escolha duas ou três cores para compor os detalhes. Assim, você cansa menos o visual e cria uma combinação harmônica que trará mais elegância ao ambiente. Li neste artigo uma informação bastante interessante que poderá te dar uma referência: a cor predominante ocupará 60% da decoração, a secundária, 30%, e a terceira, que terá o papel de acentuar as anteriores, 10%.

Tente não escolher cores que não reflitam a personalidade do casal já que o ideal é que os convidados vejam um pouco de vocês em cada detalhe da celebração. O Casamentoclick fez um post muito bom com o significado de cada cor e a melhor forma de usá-la na decoração.

Se você tem uma flor favorita, ela poderá te ajudar e muito na escolha das cores, por exemplo, se você gosta de hortênsias, poderá optar por usar tons de azul, rosa e violeta.

5. Pesquise, pesquise e pesquise!

O segredo para a escolha da paleta de cores é muuuita pesquisa. Hoje é bastante comum encontrarmos sites que postam casamentos reais quase que diariamente. Vá selecionando a combinação e as decorações que mais te agradaram para mostrar ao decorador. Revistas especializadas também são uma ótima opção. Isso ajudará o profissional a conhecer melhor os seus gostos, maximizando as chances de acertar nas sugestões e, consequentemente, na sua decoração.

6. Combinando as cores


Essa roda de cores é muito utilizada por profissionais da moda, decoração e design e poderá ser usada como um ponto de partida na sua escolha. Ao utilizar cores adjacentes e complementares você poderá encontrar uma composição bem interessante para o seu big day:

Cores Adjacentes ou Vizinhas

São as cores que estão próximas uma da outra, como  rosa e violeta, verde e azul. A combinação dessas cores trás bastante harmonia e destaque.


Cores Complementares

São as cores opostas na roda de cores. Aqui há um grande contraste e funciona para os casais que queiram optar por tons mais vibrantes, modernos e com personalidade, como amarelo e roxo, vermelho e verde, azul e laranja.


A chave da combinação é o equilíbrio. Se você gosta de uma cor mais aberta e alegre, combine-a com um tom mais fechado. Isso ajudará a trazer harmonia à composição e destacará a cor aberta.

Não se apegue a tendências e se certifique de que as cores escolhidas sejam aquelas que você realmente ama! Lembre-se que ela perdurará anos e anos após o dia do seu casamento.

Para quem entende um pouco de inglês, indico os seguintes sites para referências: The Knot, Marta Stewart Weddings e The Perfect Palette.

Você tem alguma outra sugestão para dar às nossas noivinhas? já escolheu as cores do seu casamento? compartilhe com a gente nos comentários! :)

Beijos e até a próxima! 

7 comentários :

  1. Ayanny Wannessa24/05/2013, 23:23

    Adorei o post,
    realmente a difícil tarefa de escolher as cores,
    mas para não errar acredito que ficarei com a escolha de tons pasteis. =)

    ResponderExcluir
  2. É bem complicado escolher as cores da decoração. Especialmente se for uma noiva que gosta de tudo e que não consegue ter somente uma ou duas cores preferidas.
    Post muito útil e esclarecedor, Ju!

    beijos

    http://www.blogportodavida.com

    ResponderExcluir
  3. Adoreei o Post! Eu fui mais direta, para escolher pedi a opinião do noivo e ele não teve dúvidas, jogou o vermelho com prata e eu adorei a idéia... rsrsrs
    Foi bem prático esse item pra mim, mas confesso que a cada dia que passa que vejo as outras cores comumente usadas pelas noivinhas, bate uma dúvidaaaaaa... nossa! hahahahahaha

    Bjos Juh

    ResponderExcluir
  4. Um mais lindo que o outro...adorei essas cores, a minha vai ser azul, amarelo e branco...

    bjos

    ResponderExcluir
  5. e muito complicado escoher as cores doa festa de um casamento. mais nao er imposivel eu estou com muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  6. putissss q cores mais feia nunca vi engual.:-(

    ResponderExcluir
  7. vou me casar Dezembro e vou usar a cor vermelha e branca o que acham me dão um conselho

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe aqui seu comentário :)

Posts + Recentes

Últimos Comentários