Lua de Mel | Como Tirar o Passarporte


Os profissionais que cuidarão do seu grande dia já estão escolhidos, os preparativos devidamente encaminhados, então agora chegou o momento de decidir a lua-de-mel. Para os casais que optarem curtir sua primeira viagem como casados fora do Brasil será necessário tomar algumas providências, dentre elas a obtenção do passaporte, nosso tema do dia!


O passaporte é um documento obrigatório para a liberação da entrada de estrangeiros em um país e será sua principal identidade quando estiver fora do Brasil.

Além disso, ele também será necessário caso o país escolhido para passar a lua-de-mel também exija visto, então hoje te ensinaremos como tirar este documento essencial para uma boa viagem no exterior. Pronta? Então vamos lá:

1. Para solicitar o seu passaporte, preencha este formulário eletrônico no site da Polícia Federal. O formulário tem que ser preenchido de maneira correta e completa, pois qualquer erro pode acarretar a não emissão do documento.

2. Após a confirmação de envio do formulário será gerado um Detalhamento de Agendamento, Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem e um boleto (GRU) para pagamento, no valor de R$ 156,07 (para o passaporte comum). Fique atento para a validade da guia! você deverá quitá-la antes do prazo de vencimento, que é de 20 dias, e antes da data escolhida para a visita na PF. Caso o vencimento ocorra primeiro, será necessário emitir uma nova GRU.

3. O sistema também realizará um agendamento da data em que será preciso ir ao posto da PF para continuar o procedimento de emissão. Algumas unidades ainda não permitem o agendamento pela internet. Se for o seu caso, ligue para o 194 e peça informações sobre como proceder.

4. No dia e horário agendados, vá ao posto de atendimento escolhido levando a GRU com o comprovante de pagamento, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:
♥ Documento de identidade, para maiores de 12 anos (também poderão ser aceitos a carteira funcional/identidade expedida por órgão público ou órgão fiscalizador do exercício da profissão e carteira de habilitação);
♥ CPF, caso o número desse documento não conste na identidade;
♥ Título de eleitor e comprovantes de voto ou justificativa na última eleição (nos dois turnos). Se quiser praticidade, ao invés dos comprovantes de voto, leve certidão de quitação eleitoral. Você poderá obtê-la junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste link.
♥ Para os noivos que possuam entre 19 e 45 anos: documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório.
♥ Para os naturalizados brasileiros: certificado de naturalização.
♥ Passaporte anterior, se houver, ainda que não esteja válido.
5. No posto os agentes da Polícia Federal colherão suas impressões digitas e tirarão uma foto que irá para o passaporte (atenção meninas!).

6. Ao final você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte e horário de atendimento da unidade. É preciso ir retirá-lo pessoalmente em até 90 dias, para tanto leve um documento de identidade. Passado os 90 dias sem que o passaporte seja retirado, será necessário fazer todo este processo novamente.

Algumas informações SUPER importantes:

♥ O passaporte brasileiro tem validade de cinco anos.

♥ Países como Espanha, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. Assim, mesmo que você fique no destino apenas um mês, não será possível entrar se faltarem cinco meses para o vencimento, por exemplo. Por isso é extremamente importante que você verifique se o país de destino possui essa exigência e quanto tempo falta para o seu passaporte vencer para que, se for o caso, você possa pedir outro passaporte antes de viajar.

♥ Países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) não exigem a apresentação de passaporte para o ingresso de turistas.

♥ Não existe renovação de passaporte. Quando o documento vencer, é preciso pedir outro e fazer todo o processo novamente.

Espero que o passo-a-passo e as dicas tenham sido úteis! Já decidiu onde irá curtir sua lua-de-mel? então compartilha com a gente :)

Beijos e até a próxima!

3 comentários :

  1. Ótimas dicas Ju!
    Eu mesma ñ sabia de nada disso, só sabia dos países do Mercosul.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karen!!!
      O bom é que o post de hoje ajudará não só as noivinhas daqui de Recife como também de outras localidades. Passei pela experiência de ter que solicitar meu passaporte recentemente e achei interessante compartilhar. Fico super feliz que tenha gostado!
      Beijoooos
      :*

      Excluir
    2. Ju, você não sabe como esse post me esclareceu. Uma coisa besta que eu entendia errado era a questão da validade do passaporte pra entrar em alguns paises. Já li várias vezes e só com seu post descobri que eu tava entendendo errado! kkkk #lerda

      beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe aqui seu comentário :)

Posts + Recentes

Últimos Comentários