Lua de Mel | Bento Gonçalves/RS

A uns meses atrás comentei aqui no blog que finalmente havia decidido meu destino para a lua-de-mel: Serra Gaúcha - mais especificamente - Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Foi uma viagem maravilhosa e inesquecível em todos os aspectos, não só porque o local é a coisa mais linda que já vi (nem parece que estamos no Brasil!) mas porque foi nossa primeira viagem como casados, depois de um dia que ficará marcado para sempre em nossas vidas e depois de passar por todo o stress dos preparativos do casamento. Não só eu, mas todas as noivinhas merecem um bom descanso depois disso tudo, certo?

Acontece que fiquei tão encantada com o que encontrei no Sul do País, a beleza das paisagens, cidades bem cuidadas, educação das pessoas, estrutura para o turista e principalmente o clima romântico dos passeios, que imediatamente pensei: "preciso compartilhar essa experiência!". Quem nos acompanha pelo insta conseguiu pegar umas dicas de viagem, mas teve tanta coisa que não consegui postar que resolvi separar dois posts para falar sobre isso, o primeiro com dicas de Bento Gonçalves e o segundo, que vai ao ar na próxima semana, de Gramado e Canela.

Os Encantos de Bento Gonçalves




O Município de Bento Gonçalves possui 382 km de área, pouco mais de 104 mil habitantes e figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul. Com relação à temperatura, podemos dizer que no inverno ela pode chegar até -3ºC e no verão 36ºC. Além disso, Bento, como é carinhosamente chamada pelos seus habitantes, é a capital brasileira da uva e do vinho e o maior e mais expressivo pólo moveleiro do Estado. Com relação aos costumes da cidade, bem... só posso dizer que é uma cidade com carinha de interior, tive a impressão de que todo mundo se conhecia, violência quase inexistente e eu definitivamente saí com a ideia quase fixa de que queria me mudar pra lá! #prontofalei

O Que Visitar

Pipa Pórtico (Rodovia RST 470)


Como disse mais acima, Bento é considerada a capital brasileira do vinho. No acesso principal da cidade o turista encontra um pórtico, em formato de pipa (por isso o nome "Pipa Pórtico"), medindo 17 metros de altura, para lhe dar boas vindas. Ao lado da Pipa Pórtico vocês encontram o Posto de Informações Turísticas onde podem se informar sobre pontos turísticos, onde se hospedar, onde comer, e obter o mapa da cidade.

Igreja Cristo Rei (Rua Silva Paes, 121)


Infelizmente não consegui entrar, mas a igreja é belíssima. Edificada em 1954, em estilo alemão gótico moderno, está localizada na Praça das Rosas (pertinho da entrada principal), onde um monumento registra a chegada das primeiras famílias de imigrantes italianos.

Igreja São Bento (Av. Planalto - Bairro São Bento)


A Igreja de São bento foi construída totalmente em concreto em 1982 e é conhecida como igreja da pipa em razão de seu formato de pipa (assim como a Pipa Pórtico). Por dentro você encontra dezenas de vitrais com temática sacra.

Maria Fumaça (Estação Ferroviária - Rua Duque de Caxias, s/n - Bairro Cidade Alta | (54) 3455-2788)


Apesar de ter mais gente da melhor idade do que jovens, achei o passeio de Maria Fumaça bem romântico! Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com um bom vinho e música ao vivo beeeeem animada e italiana. O trem passa ainda pelas estações de Garibaldi (com degustação do melhor espumante que já experimentei na vida!) e encerra em Carlos Barbosa. Ao longo do percurso as meninas da Giordani Turismo (empresa responsável pelo passeio) conta curiosidades históricas a respeito das cidades enquanto artistas locais se apresentam.

Muitos que fazem o passeio de Maria Fumaça aproveitam para visitar a matriz da Tramontina, que possui 20% de desconto em todos os produtos, e Fetina de Formaio, uma loja de queijos e especiarias. Se não me falha a memória, o passeio completo (com a Epopéia Italiana - que também é administrada pela Giordani Turismo) ficou em torno de R$ 212,00 o casal. Como o passeio de Maria Fumaça é muito procurado, as reservas precisam ser feitas com antecedência, acesse o site para maiores informações.


Epopéia Italiana (Rua Visconde de São Gabriel, 507 - Bairro Cidade Alta | (54) 3454-1789)


A Epopéia Italiana é uma peça teatral que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. São nove cenários com efeitos especiais de som e luz, que retratam as emoções e necessidade que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até chegar no Brasil. Ao final da peça há uma degustação de suco de uva e biscoito colonial, que são receitas do Lazaro e da Rosa. Em exposição estão alguns objetos pessoais que o casal trouxe da Itália pra cá e outra coisa interessante é que aqui vocês conseguem tirar fotos à moda antiga, é bem legal. Para maiores informações é só acessar o site.

Caminhos de Pedra (Distrito de São Pedro | (54) 3454-5702)


Ah, esse é o passeio que quem vem a Bento Gonçalves não pode deixar de fazer de jeito nenhum! O Caminhos de Pedra é um passeio que representa 12 km de arquitetura, cultura e história da imigração italiana para o Sul do Brasil. É um roteiro romântico (recomendado pelo "projeto rota romântica"), com 15 pontos de visitação e 56 pontos de visitação externa, onde casas centenárias abrigam moinhos, cantinas coloniais, fábrica de massas caseiras, teares, casas de doces, entre muitos outros. Infelizmente não dá para falar sobre todos os pontos aqui, mas minhas recomendações são: Casa dos Doces Pedrebon, Casa Righesso, Restaurante Nona Ludia, Foto à Moda Antiga, Casa da Ovelha, Casa da Tecelagem, Casa Fracalossi, Casa da Erva-mate e Casa da Confecção. Se quiser, visite o site do Caminhos de Pedra, lá você encontrará todas as informações sobre o passeio e cada ponto de visitação.

Vale dos Vinhedos


Acho que esse é o passeio mais romântico de Bento Gonçalves, ainda mais para os apreciadores de um bom vinho. O Vale dos Vinhedos é o local que vai te transportar direto para a Europa: clima maaaaaravilhoso, fresquinho, casas e capelas tipicamente italianas e plantação de uvas a perder de vista! Sem contar nas vinícolas mais famosas do Brasil que estão de portas abertas para te receber e oferecer um bom tour e degustação. Ao final das degustações vocês podem adquirir produtos da marca. Sério, passeio IM-PER-DÍ-VEL. Infelizmente a grande maioria das vinícolas fecham às 17hs, então programe-se com antecedência para não pegar nenhuma fechada. Anotaí as vinícolas que você não pode deixar de visitar: Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora e Miolo Wine Group. O vale dos Vinhedos também tem site viu meninas? 

No trecho do Vale dos Vinhedos, de frente para a Miolo, vocês encontrarão o Hotel & Spa do Vinho, um hotel 4 estrelas e centro brasileiro de tratamentos vinoterápicos (pioneiro no Brasil), que tornarão a sua lua-de-mel ainda mais inesquecível. Se puder investir, alugue um carro e fique por lá!



Houveram ainda dois passeios excelentes que, infelizmente, não consegui fazer mas não posso deixar de mencionar: Vale do Rio das Antas e Rota Cantinas Históricas.

Vale do Rio das Antas (Distrito de Tuiuty | (54) 3458-1538)


Quando penso que não consegui ir me dá o maior aperto no coração! Ficamos apenas 4 dias em Bento e justamente no dia que tiramos para dar uma voltinha pelo vale, resolve chover! Além do cenário de tirar o fôlego, nesta região você encontra ótimas cachaças, licores, vinhos (atenção para a vinícola Salton e seu empreendimento de mais de 30.000 m2 e a Casa Bucco onde você encontra algumas das melhores cachaças do Brasil), restaurantes, pousadas e algumas outras atrações naturais. Para maiores informações acesse o site.

Rota Cantinas Históricas (RS 431, km 6 – s/n – Faria Lemos | (54) 3439-1242)


Na Cantinas Históricas você saboreia ótimos vinhos, o melhor da culinária italiana e aprecia belas paisagens! A rota também possui site próprio.


Onde Comer

Canta Maria RSC 470, km 217, ao lado da Pipa Pórtico. Fone: (54) 3452-1099. Site


Fomos no Canta Maria no nosso primeiro dia em Bento. O restaurante foi recomendação de Vital, o dono da pousada onde nos hospedamos. Posso dizer que o Canta Maria é um dos principais restaurantes da região, do mesmo grupo Casa DiPaolo, e é simplesmente maravilhoso: desde a localização (na entrada da cidade) à comida e decoração. Os garçons são de uma finesse e educação que nunca vi igual. A especialidade da casa é comida tipicamente italiana e galeto. Eles trabalham com um sistema de rodízio. Por cerca de R$ 53,00 por pessoa você come: entrada com tábua de frios (queijos da melhor qualidade), salada, polenta assada, sopa de capeletti, queijo a dorê, carne, massa, molho e sobremesa, todos a escolha do cliente. Pode repetir à vontade. Além do restaurante o lugar conta com um Armazém onde o cliente pode comprar vinhos com o mesmo preço da vinícola. Super Recomendo!

Q Palato Pizzaria Rua Refatti, 419, Maria Goretti. Fone (54) 3454- 3382 | 9121-5684


Também foi recomendação da nossa pousada e fomos no segundo dia em Bento. A especialidade da casa são pizzas, que deixam qualquer paulista lambendo os dedos. A localização não é tão fácil (usamos GPS para encontrar), mas a comida é deliciosa e os preços são atrativos. Recomendadíssimo!

Restaurante Nona Ludia Linha Palmeiro, São Pedro (no Caminhos de Pedra). Fone (54) 3454-9756


Almoçamos lá no segundo dia, quando fizemos a rota Caminhos de Pedra. É o primeiro restaurante do caminho, então normalmente está cheio de ônibus de agências de turismo mas o estacionamento é grande. O sistema do restaurante é parecido com do Canta Maria (salada, entrada sem mesa de frios, carnes, massa, molho e sobremesa) só que aqui é mais parecido com rodízio mesmo... os garçons vão passando com as carnes, massas e molhos e a comida é bem caseira. Apesar de ter gostado mais do Canta Maria, recomendo.

Restaurante Dona Carolina Rodovia RST 470, Km 221,6, Castello Benvenutti (Entre Bento Gonçalves e Garibaldi). Fone: (54) 3388-3388. Site.


Esse restaurante foi uma grata surpresa. Ele fica dentro de um castelo (que também é pousada), na BR que liga Garibaldi a Bento. O lugar é chique demais, a música agradável e o precinho? bom demais. Se tem uma coisa que percebi é que para os padrões de Recife, a comida da região é bem em conta porque é simplesmente deliciosa, farta e você paga menos do que um jantar a dois por aqui. De todos os 4 restaurantes indicados esse foi o que teve a comida mais saborosa (isso porque a dos outros são muito boas!), então recomendo demais. Ao lado do Dona Carolina tem uma Casa DiPaolo, mas como esse restaurante é do mesmo grupo do Canta Maria e o sistema é o mesmo, acho que não compensa ir lá não. Escolha um dos dois.


Onde nos Hospedamos

Pousada do Chalé Rua São Paulo, 787A, Bairro Borgo. Fone: (54) 3452-2763. Site. Reservas@pousadadochale.com.br

Créditos: Matraqueando

A Pousada do Chalé é uma pousada com um ar bem familiar, comandada pelo Vital. Ali você acorda com o canto dos pássaros e tem um tratamento bastante acolhedor. Como gastamos muito com o casamento, optamos por um lugar agradável, com quartos bons, café da manhã incluso, bem localizado e preço acessível. Não tinha referências do lugar, mas acessei o site, amei, vi que era indicado pelo Guia 4 Rodas e segui minha intuição. Depois foi que vi que outros 2 blogs de viagem (Matraqueando e Viajando de Carro) e o Foursquare tinham excelentes feedbacks. Creio que fizemos uma excelente escolha pela Pousada do Chalé! O Vital todo dia estava cuidando do jardim, da caldeira, conversava com a gente como se nos conhecêssemos já a muito tempo, nos ofereceu toda a estrutura que precisávamos explicando como chegar nos roteiros turísticos, indicando lugares para comermos, locadora de veículos e providenciou nosso passeio de Maria Fumaça junto à agência. Os quartos são novos, espaçosos, tem calefação, chuveiro quentinho, equipamentos novos, wi-fi, café da manhã gostoso... Enfim, sou só elogios e recomendo demais o local!

Se quiserem outras sugestões de onde ficar tem o Castello BenvenuttiHotel & Spa do Vinho, Pousada Cantelli e Hotel Laghetto Viverone.

Dicas

  • ♥ Os passeios: Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra duram 1 dia cada um.
  • ♥ Os passeios: Maria Fumaça (com visita à Matriz da Tramontina e Fetina de Formaio) e Epopéia Italiana duram meio dia. Normalmente são feitos juntos.
  • ♥ Leve pelo menos um par de tênis e algumas roupas confortáveis, tanto para você quanto para o noivo, pois vocês vão caminhar bastante!
  • ♥ Bento: É um aplicativo criado e desenvolvido para os turistas que visitam a cidade. É um guia turístico em forma de aplicativo, um must have!Não sei se existe para android, mas aqui vocês encontram o link para baixar na App Store.
  • ♥ Os hotéis normalmente oferecem os mapas da cidade e dos passeios, principalmente o Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra.
  • ♥ Táxi lá é muuuuuuito caro, cada corrida que você fizer vai gastar, em média R$ 20,00 e a cidade é minúscula. Compensa muito mais alugar um carro, ficar livre para fazer seu próprio roteiro e inclusive visitar outras cidades (Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha são bem próximas).
  • ♥ Sempre leve com você dinheiro trocado, muitos lugares cobram a visitação (variam entre R$ 2,00 e R$ 7,00 por pessoa) e as vinícolas cobram a degustação (R$ 10,00  por pessoa - se revertem em consumo na loja).
  • ♥ A forma mais barata e eficaz de chegar e sair de Bento Gonçalves é de ônibus. Na rodoviária de Bento você também encontra passagens para Gramado e vice-versa! :)


Caramba, não pensei que ficaria tão feliz e emocionada ao fazer esse post. Relembrar os momentos maravilhosos que passei em Bento me fez querer voltar lá o mais rápido possível! Espero ter conseguido passar pra vocês um pouquinho do que a cidade tem a oferecer e mostrá-las que é um lugar incrível para se visitar, não importa se na lua-de-mel ou se em algum outro momento da sua vida a dois. Na próxima semana falarei por aqui sobre nossa viagem a Gramado, nos mesmos moldes desse post. Se você gostou, então continue nos visitando!

Beijos e até a próxima!

Um comentário :

  1. Adoro a Serra Gaúcha.

    Como a família do meu noivo é dela vamos sempre.
    Mas admito que temos que fazer mais programas de turista.

    Tudo lá é lindo demais!

    Blog Dona Ingrid

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe aqui seu comentário :)

Posts + Recentes

Últimos Comentários