DIY | Faça Você Mesma: Tsurus Para o Casamento

Enquanto preparava o post de hoje, lembrei de uma amiga que fiz ao longo desses 5 meses de blog e dos grupos de noivas que participo no facebook que é louca por tsurus e decidiu que terá alguns (muitos) em seu casamento, a Flavinha.

Como a Flavinha existem muitas noivas que acham lindo tsurus na decoração do casamento, mas não tem a menor ideia de como são feitos. Dá trabalho? dá, mas o resultado final é bastante gratificante e vocês poderão conferir nas fotos ao final do post como fica um encanto. :)


O tsuru é a ave-símbolo do origami japonês, também conhecido como cegonha, e significa boa sorte, felicidade e saúde (quem não quer isso para o casamento!?). No Japão, o tsuru também é considerado um símbolo da imortalidade, longevidade e renascimento, como a cerejeira e a ameixeira.

Reza a lenda que se você fizer mil tsurus e a cada tsuru dobrado você se concentrar bastante, pensando num desejo que você gostaria que fosse realizado, no milésimo tsuru, tudo aquilo que você desejou será atendido! Já imaginou? Mil tsurus, mil desejos a serem realizados...


Materiais:

♥ Papel (não pode ser grosso demais, nem fino demais, nem mole demais! papel sulfite chamequinho colorido e color plus são boas opções)
♥ Muita paciência!

Como fazer:


1 Dobre um papel quadrado ao meio no sentido horizontal.
2 Dobre ao meio na vertical e abra. Dobre nas duas diagonais sendo o lado direito para a frente...
3 ... e o esquerdo para trás.
4 Abra ao meio na parte de baixo, levante a ponta inferior e junte a ponta esquerda com a direita para formar um quadrado.
5 Dobre as laterais esquerda e direita para o centro e abra. Dobre e abra a parte superior no pontilhado. Com cuidado puxe a ponta (A) para cima ficando com uma figura igual a da próxima etapa.
6 Vire e papel e repita ficando com uma figura igual a da próxima etapa.
7 Certifique-se de que a parte aberta está para baixo. Dobre as laterais esquerda e direita para o centro conforme a figura. Vire o papel e faça o mesmo do outro lado.
8 Dobre a lateral direita sobre a esquerda acompanhando o eixo vertical central. Vire e faça o mesmo do outro lado e você terá a figura abaixo com a parte aberta para cima.
9 Dobre a ponta inferior para cima onde está a linha tracejada.
10 Para formar a cabeça do pássaro dobre ponta da mesma aba para a frente e você terá a figura da próxima etapa.
11 No mesmo ponto onde foi dobrada a parte da frente dobre a aba de trás para formar a cauda.
12 Abra as laterais esquerda e direita e vinque na parte de baixo.
13 Dobre ligeiramente as asas para baixo, gentilmente puxe a cabeça e a cauda na diagonal para expandir o corpo.
Créditos: Folha Online

Melhor do que imagens para aprender, só vendo alguém fazendo, não é mesmo? Por isso separei pra gente esse vídeo que ensina a fazer o origami em 5 minutinhos.



Agora que já sabe fazer, que tal algumas imagens para inspirar? Se vocês perceberem os tsurus podem ser usado de várias formas no casamento: como painel para usar de fundo no altar ou até mesmo na recepção, como topo de bolo, dentro de um potinho para colorir a mesa dos doces, para decorar os cupcakes, realçar algum detalhe da decoração... é só usar a imaginação!


Beijos e até a próxima!

Um comentário :

  1. Que gracinha!

    e que disposição para fazer tudo isso!

    http://donaingrid.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe aqui seu comentário :)

Posts + Recentes

Últimos Comentários